Há algumas semanas, durante sua visita a um santuário católico em Loreto, na Itália, o Papa Francisco repetidamente retirou sua mão direita para as pessoas que estavam curvando-se tentando beijar seu anel. O ritual do beijo do papa é muito antigo e profundamente enraizado na tradição católica.
Os principais jornais internacionais publicaram a notícia, provocando um debate entre conservadores e católicos progressistas. ‘Beijar o anel na mão do papa ou não – essa é a questão’.
A resposta à pergunta por que o papa recusou o beijo do anel foi relatado nos principais jornais. O porta-voz do Vaticano chamou os jornalistas e informou que o Papa faz isso por higiene, porque ele não quer que os microrganismos sejam espalhados. Isto não é para si mesmo, mas para evitar os fiéis de infectar uns aos outros, especialmente quando há longas filas.
Portanto, não é uma tentativa de romper com a tradição católica, mas apenas a aplicação de um padrão correto de higiene. A disseminação de patógenos pelas mãos é um sério problema de saúde global. […]
Concluindo, pensamos que o Papa Francisco tem 2 soluções possíveis:
- Abolir o beijo do Anel Piscatório, salvaguardando a higiene; ou ambos – rito e higiene. No último caso, ele poderia usar uma solução alcoólica entre cada beijo (por causa da quantidade de pessoas que ele recebe, pode ser uma solução desconfortável);
- Alternativamente, ele poderia pedir para evitar o contato direto entre os lábios das pessoas e o anel, uma espécie de beijo falso.
O PAPA É CONTROLADOR DE IRAS!!
Am J Inf Control. Setembro/2019; 47(9): 1160
……………………………………………………………………
Vale a pena conferir o artigo na íntegra!
Colaboração: Kátia Costa [29/Ago/19]
……………………………………………………………………
Acesse o site NurseOnline– http://katiagc.wixsite.com/nurseonline
e fique por dentro de outros tópicos em Controle de Infecção Hospitalar e muito mais!