“Antimicrobial Stewardship Program” em Pediatria

Nessa revisão sistemática publicada agora em junho/2018 no Journal of Hospital Infection [Vol99, Nº2], os autores fizeram o levantamento de artigos publicados no período de janeiro de 2007 a março de 2017, sobre o tema Antimicrobial Stewardship Program [ASP] especificamente em pediatria; e para essa busca utilizaram duas bases de dados: PUBMED e a Cochrane Database of Systematic Reviews.

O objetivo do autores foi identificar publicações que relatam a eficácia dos ASPs em enfermarias pediátricas gerais e em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs), para reduzir o consumo de antibióticos, uso de antibióticos de amplo espectro/restritos e resistência aos antibióticos X infecções associadas à assistência à saúde (IRAS).

Unidades Neonatais e antifúngicos foram excluídos do estudo.

Dos 2509 títulos e resumos, nove artigos foram elegíveis para inclusão na análise final.

Todos os estudos relataram redução no uso de antibióticos de amplo espectro/restritos ou consumo de antibióticos. Um estudo relatou uma redução nas IRAS em uma UTIP, e outro estudo avaliou resistência, mostrando nenhum efeito após a implementação do ASP. Auditoria prospectiva no uso de antibiótico foi o componente central mais comum da ASP (oito dos nove estudos). Pré autorização de uso de antibiótico foi descrita em dois estudos. Outras intervenções descritas foram: fornecimento de orientações ou informações escritas (cinco de nove estudos) e treinamento de profissionais de saúde (um estudo).

Há evidências limitadas para uma redução no consumo de antibióticos e uso de agentes de amplo espectro/restritos seguindo a implementação do ASP especificamente em UTIPs. Faltam estudos que apresentem dados avaliando o impacto de ASPs em resistência aos antibióticos X IRAS nas UTIPs. Além disso, há informações limitadas sobre componentes eficazes de um ASP bem sucedido nas UTIPs.

Vale a pena conferir esse artigo de autores brasileiros da Universidade Federal Fluminense [UFF/RJ], o qual está disponível no:

NurseOnline-> “Publicações” -> Artigo1.

https://katiagc.wixsite.com/nurseonline

……………………………………………………………………………………………………………………

Colaboração: Kátia Costa [31/Mai/18]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *